quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Berlin

Estou saindo de Berlin agora. Estou no trem a caminho de Hamburg. Ainda estou impressionado com a cidade: moderna, fina, elegante sem ser pretensiosa! No estilo alemão é claro!
Um lugar que fiquei com muita vontade de voltar mais vezes!
Nós que somos massacrados com informçãoes americanas sobre a segunda guerra mundial temos uma impressão errada sobre Berlin. Esta guerra já acabou aqui há muito tempo mesmo. E até o maldito muro é só uma lembrança (não pode ser esquecida , mas também não pode para sempre ficar como parte da cidade!). A impressão é que Berlin é muito maior que estes dois episódios e eles já foram superados, com dignidade e respeito.
Enquanto os americanos ficam nos massacrando com informações da segunda guerra, Berlin está de olho no futuro! E que futuro! Cidade limpa, tranquila, muita gente transitando de bicicleta, sistema de  transporte público eficiente. Vamos ver até que ponto esta crise na Europa irá comprometer este meio de vida! Mas hoje, final de agosto de 2011, esta é a minha impressão da cidade
Ah, e voltando na história de segunda guerra mundial, quem tomou a Berlin dos nazistas foram os russos/soviéticos viu? Tem a foto clássica do soldato colocando a bandeira soviética encima do Reichstag!!!

e finalmente .. sobre Berlim... vim, vi e voltarei!!!

2 comentários: