quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Museus!

Eu acredito que só conhecendo o passado temos condições de entender o presente e talvez imaginar o futuro. A história se repete!!!
Sendo assim, acho que visitar museus em viagens me ajuda a conhecer um pouco mais do nosso passado. Sou meio fascinado com isto e gasto boa parte do tempo da viagem neles ( nos museus é claro!)
Não sou muito de ficar fazendo compras e ai meu tempo é direcionado para outras atividades!!!

Mas vamos aos museus desta última viagem!!

Estava muito interessado em conhecer dois em Berlin e eles foram muuuuuuuuiiiiiittttttaaaaassss vezes superiores à expectativa!
O Pergamon e o Neues Museum

O Pergamon foi construido para abrigar uma jóia da arte grega. O altar a Zeus construido em Pergamo. Ele foi escavado em ruinas no final do século XIX por arqueólogos alemães e levado em pedacinhos para Berlin e reconstruido dentro do museu e preservado até os nossos dias ( isto já da´uma idéia do que penso a respeito). É de assutar! Maravilhoso! Uma preciosidade da fase helenística. Além disto um audio guide te explica tudo.

Só isto seria o suficiente para valer a visita. Mas tem mais e muito mais. A porta do mercado de Mileto (na Ásia Menor) também escavado em ruinas ( a mesma coisa do altar). Grandioso e sensacional. Geometria aplicada a arte!

 E não é só. O portão de entrada do Palácio da Babilônia e sua via processional!! cada tijolo veio em pedacinhos mesmo e remontado!



E no andar de cima uma ala só de arte islãmica! Fiquei de queixo caido!!!! A gente é massacrado com informações querendo associar o islamismo ao terrorismo que leva um certo preconceito (coisa de americano!) São duas coisas completamente diferentes!! E nesta ala pode-se ter uma idéia do valor da arte islâmica!!! Vale a visita.


Já imaginou isto tudo em um só museu???
Bom, em breve escrevo mais sobre os outros... prometo que vai valer a pena ler e ver umas fotos!!!
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário